Durante o último mês, com o objetivo de alertar os condutores e peões para a importância de cumprir as regras de segurança rodoviária, ANSR, GNR e PSP apelaram aos cidadãos a adotar cuidados redobrados na estrada, tendo em vista evitar atropelamentos. Nos dias 24 e 25 de novembro, foram realizadas ações de sensibilização e fiscalização em Lisboa, Viseu, Coimbra, Sintra e Pombal.

Os números de sinistralidade rodoviária continuam a mostrar a grande preponderância dos atropelamentos no número de vítimas mortais nas estradas portuguesas. Entre 2010 e 2019 morreram mais de 1500 pessoas vítimas de atropelamento, por exemplo. De acordo com o intendente da PSP, Nuno Carocha, citado pela TVI, os atropelamentos representam mesmo 20% da sinistralidade com vítimas.

 

robert ruggiero aaT5DNwA9JQ unsplashcropped

 

O número de atropelamentos tem crescido, ao longo dos últimos anos, de forma generalizada. Em 2018, por exemplo, morreram 105 pessoas atropeladas, num aumento quase de 20% face ao ano anterior. Uma tendência que já se tinha verificado em em 2017 (subida de 12%). Nos primeiros 9 meses de 2020, mesmo com a redução de tráfego resultante da pandemia da Covid-19, registaram-se o mesmo número de atropelamentos que no ano anterior.

 

Regras cumpridas, estrada seguras

O esforço de sensibilização junto dos condutores para esta temática durante a campanha “Não atropele os seus planos” surge no seguimento de outras campanhas como a operação “Peão em Segurança”, realizada no início de 2020, por exemplo.

Olhando as estatísticas, é fácil de compreender o porquê. A probabilidade de um peão morrer vítima de atropelamento é de 10% se o condutor circular a 30 km/h. Se a velocidade for de 50 Km/h, essa probabilidade aumenta mais de 8 vezes.

Para além do cumprimento das regras por parte dos condutores, será também importante que os próprios peões se protejam. Os peões são os utilizadores mais vulneráveis da estrada, uma vez que não possuem qualquer tipo de proteção. Recorda algumas das principais regras que podem garantir a tua segurança, quando te deslocas pelo teu próprio pé.

 


Regras para um peão seguro

#1 Circulando sozinho
Circula sempre nos passeios e do lado direito deste. Esta é uma das regras básicas a cumprir, até porque, quando se dá um encontro entre dois peões, deve assegurar-se que quem circula do lado da estrada do passeio esteja virado de frente para os veículos. No caso de não existir passeio, deves circular do lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem.

#2 A pé e em grupo
No caso de circulares em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, o trajeto deve ser eito em fila indiana. Independentemente de estares sozinho ou em grupo, a principal regra para um peão é “ver e ser visto”. Por isso, tem em conta as tuas deslocações na via pública, para que não apareças de repente por detrás de um obstáculo.

#3 Na passadeira
Na passadeira, coloca-te do lado direito para não chocares com os peões que circulam no sentido contrário. Antes de atravessar, olha para a esquerda, para a direita e novamente para a esquerda, verificando a velocidade a que circulam os veículos e certificando-te que eles param efetivamente antes de seguires a tua marcha. Manter contacto visual com o condutor ou condutora é a melhor forma de garantir que te está a ser cedida passagem.

#4 E à noite?
O mais importante é que te tornes visível. Por isso, escolhe roupas claras ou até material retrorrefletor. Um peão com este tipo de material é visto a cerca de 150 metros de distância, bastante mais do que alguém com roupas claras (50 metros) ou escuras (100 metros). Pela mesma razão, uma lanterna, principalmente se circulares em estradas pouco iluminadas, é sempre útil.